Quantcast

Home-office Organizado (1 de 5)

Posted in DO Trabalho e Carreira

icone carreiraÉ cada vez maior o número de empresas que permite que seus funcionários trabalhem parcial ou integralmente em suas casas. Mas apesar das vantagens, como a economia de tempo de deslocamento e a maior flexibilidade de horários, se alguns cuidados básicos não forem tomados, trabalhar em casa pode se tornar cansativo ou mesmo improdutivo. Por isso, esta semana, dedicarei as DOs ao tema: home-office organizado, atendendo a pedidos da nossa querida aluna Sonia Toledo Ribeiro.

HOME-OFFICE

A primeira dica, apesar de simples, é a mais importante: não misture trabalho com prazer ou descanso. Esforçe-se para separar fisicamente seu escritório de áreas como a sala de estar ou, pior ainda, o seu quarto. Veremos ao longo da semana que não é necessário muito espaço para montar um escritorinho funcional, portanto se você hoje trabalha no seu quarto, na mesa de jantar ou no sofá da sala, comece a olhar todas as paredes que você tem em casa "dando sopa".

Caso você já tenha um espaço físico separado, assegure-se de tirar da área de trabalho tudo o que não for relacionado à sua atividade profissional. Até mesmo arquivos pessoais podem ser melhor arquivados em uma área separada dos arquivos da empresa.

Além disso, para manter o foco total no trabalho, evite as inúmeras distrações que a sua casa pode proporcionar, como a TV, a geladeira, seus parentes ou seu animal de estimação. Para isso, além de separar fisicamente sua área de trabalho do restante da casa, você deverá manter todo o material que precisa ao alcance da sua mão. Se toda vez que você precisar de uma caneta, um lápis ou um grampeador você for atravessar a casa e encontrar todas estas distrações pelo caminho, é bem provável que sua produtividade caia ao longo do dia. 

Isso serve, também, para a água. Assegure-se de começar o dia enchendo uma garrafinha e mantendo-a perto de você.

Amanhã começaremos a falar sobre a organização do espaço.