Quantcast

A vida sem empregada (Parte II: Prática)

Publicado em Independência Doméstica

vida sem p2 mini

Nesta segunda parte irei abordar a parte prática da vida sem empregada, se você não leu a parte um, onde abordo a teoria da vida sem empregada, aproveite e leia antes de começar esta segunda parte, onde abordo a prática.

Os principais aliados na busca pela independência doméstica

A seguir listo quais foram os meus principais aliados na busca pela independência doméstica (e que serão os seus também), são eles a motivação, o ownership, a tecnologia, a rotina e o uso do timer. Acompanhe cada um em maiores detalhes e entenda.

Desigualdades da Rotina Doméstica no Mundo

Publicado em Independência Doméstica

Se você sofre com o acúmulo de funções, "rebolando" para conseguir administrar a casa, educar seus filhos, crescer profissionalmente e nutrir seus relacionamentos, acredite: você não está sozinha! E neste artigos vamos falar um pouco sobre esta desigualdade entre as "jornadas" feminina e masculina.

Por muito tempo acreditei que no Brasil e demais países latino-americanos, éramos mais machistas e por isso, as mulheres acumulavam mais funções. Achava que esta coisa da gente trabalhar tão duro quanto nossos maridos e ainda chegar em casa tendo que pensar no que fazer pro jantar ou mesmo sermos cobradas na escola como as mais responsáveis pelos nossos filhos fosse um "privilégio" dos países, ditos, menos desenvolvidos.

Independência Doméstica: quem deve conquistá-la e como?

Publicado em Independência Doméstica

Segundo um estudo feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em janeiro de 2013, o Brasil é o país que mais emprega domésticas no mundo. É isso mesmo! Nós temos o maior número absoluto de funcionários domésticos, somando aproximadamente 7,2 milhões de pessoas (6,7 milhões são mulheres e 504 mil homens). Agora entenda o que isso tem a ver com independência doméstica.

Isso significa que 17% das trabalhadoras brasileiras são domésticas. A independência doméstica não é deixar de contar com a ajuda de um empregado mas sim tomar a responsabilidade e o conhecimento das atividades da casa para si. Isso possui vários significados e eu vou abordar alguns deles.

PEC das Domésticas

Publicado em Independência Doméstica

PEC das Domésticas: Regulamentação

Conforme conversamos no artigo sobre as relações entre patrões e empregados domésticos, a emenda constitucional n°72, de 02 de abril, de 2013, mais conhecida como “PEC das domésticas”, trouxe questionamentos a muitos empregadores no que se refere a valer ou não a pena manter um funcionário mensalista, com carteira assinada.

Vamos, então, dedicar este artigo a entender melhor o que é esta PEC e como ela influi nas decisões domésticas.

pec das domésticas - regulamentação