Quantcast

Como Acabar com as Traças: Prevenção e Combate

Posted in Armários e Closets

Assim como fizemos na matéria sobre bolor e mofo, para falar sobre as formas de controle de traças, precisamos entendê-las e saber do que elas precisam para sobreviver.

Segundo Francisco José Zorzenon, do Instituto Biológico de São Paulo “Muitos insetos, conhecidos por nós como “traças”, são considerados importantes pragas em áreas urbanas, infestando roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados.

Na área urbana, podemos identificar três grupos distintos de traças: as conhecidas traças dos livros ou traças prateadas; as traças das roupas e as traças de produtos armazenados”.

 


Você conhece o nosso curso de Organização Doméstica? Aprenda a organizar e aumentar o espaço na sua residência. No curso Tarefas da Casa você vai descobrir como fazer menos e ser mais produtivo nas tarefas do dia dia em sua casa.


Traças de Livros

traça de livro

Segundo Zorzenon, as traças de livro “são onívoros, alimentando-se de uma infinidade de produtos como farinhas, papel, capas de livros (papelão), papel de parede, roupas e tecidos entre outros.

De hábito noturno, vivem preferencialmente em ambientes escuros e úmidos. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão da praga, levada junto a livros e utensílios domésticos em mudanças”. 

Traças de Roupas

Conforme menciona Zorzenon, diferentemente das traças dos livros, as traças das roupas possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, ou seja, dos ovos nascem as lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa).

Dentro deste invólucro protetor, a lagarta se desenvolve alimentando-se avidamente de uma infinidade de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos, estofamentos, entre muitos outros.

traça de roupas

Isto significa que é a larva, e não a mariposa, que se alimenta das roupas. Segundo portal da Secretaria de Educação do Paraná:

“O problema da sua roupa preferida começa no momento em que a fêmea deposita, em um pedaço de tecido, uma carga de ovos que tem uma variação impressionante: pode ser de cinquenta a até mil ovos de uma só vez. As mariposas precisam de queratina em sua alimentação, razão pela qual depositam os ovos em tecidos de origem animal, tais como lã, peles e casimira. Ao contrário das mariposas “comuns, que voam alegremente em volta das lâmpadas, as traças-de-roupa preferem a escuridão. O interior de guarda-roupas, portanto, é o ambiente ideal para que depositem seus ovos”.

A modernização da confecção de roupas representa uma diminuição da oferta alimentar para os insetos. As larvas não comem os modernos tecidos sintéticos que não são compostos por fibra animal, já que a ausência de queratina significa a falta de qualquer nutriente que interesse às larvas.

Traças de Grãos

De acordo com o site pragas.com.br, ao contrário dos carunchos (besouros), as traças de grãos são insetos frágeis que infestam superficialmente os produtos armazenados. Infestam grãos de milho, arroz, trigo, cevada, sorgo e centeio; frutos secos como figo, damascos e polpa cítrica; produtos farináceos, leite e chocolate em pó, fumo, especiarias, nozes e amêndoas, cogumelos secos, biscoitos e sementes de hortaliças.

traça de grãos

De acordo com o Instituto Biológico de São Paulo, as traças destroem e contaminam os alimentos com suas fezes, fragmentos do próprio corpo (escamas de asas, pernas e o próprio inseto morto) e fios de seda característicos.

As lagartas de muitas espécies de traças deixam rastros de sua passagem pelos alimentos, através da secreção de fios de seda, semelhantes a “teias”, que servem para a melhor locomoção pelo alimento e proteção quando próximo da pupação. Algum tempo após a pupação, a mariposa adulta (macho ou fêmea) emerge, realiza o acasalamento e segue seu ciclo, colocando ovos, infestando novos alimentos ou reinfestando o próprio substrato de origem.

O que há de comum entre os 3 tipos de traça são sua preferência por locais escuros, sujos, com acúmulo de pó e alimento disponível (papéis, roupas e grãos, dependendo do tipo de traça).

Prevenção contra Traças

Desta forma, será eliminando os elementos que predispõe ao aparecimento das traças e tornando o ambiente desagradável aos insetos que conseguiremos acabar com eles.

Para isso, podemos seguir as seguintes dicas:

  1. Monitoramento constante, ficando-se atento ao início da infestação, sempre mais fácil de ser controlada. Para isso, a cada 6 meses, retire dos armários roupas e livros e verifique seu estado de conservação. “Banhos de sol” também são recomendados;
  2. Manter cada armário o mais limpo possível. Para isso, deve-se:
    1. Passar aspirador de pó dentro dos armários com frequência;
    2. Utilizar uma solução de água com vinagre branco ou de água com cravos e álcool para limpar os armários;
    3. Evitar a umidade, conforme discutimos na matéria sobre bolor e mofo;
  3. Evitar guardar papéis e livros juntamente com as roupas;
  4. Adicionar ao armário odores desagradáveis às traças, utilizando, por exemplo, sachês de cravo-da-índia, lavanda, capim-limão/capim-cidreira ou pedras de cânfora, folhas de louro frescas picadas, grãos de pimenta do reino ou mesmo jornal (o cheiro da tinta gráfica age como repelente para traças);
  5. Existe agora no mercado um gel-antitraça que promete perfumar as roupas com odor de lavanda ao mesmo tempo em que repele as traças;
  6. Nunca guardar roupas usadas dentro do armário e evitar empilhar muitas peças. Um armário organizado tem bem menos chances de ser infestado por traças. Quer organizar o seu? Nós te ajudamos;
  7. Passar as roupas com ferro quente ou secá-las na secadora, de forma que quaisquer ovos depositados sejam eliminados pela ação do calor;
  8. Ter cuidado com as caixas de papelão, que podem trazer traças para dentro de casa. Dar preferência para caixas de plástico para organizar seus pertences;
  9. Iluminar, sempre que possível, os armários, mantendo-os com as portas abertas durante alguns períodos do dia ou mesmo instalando lâmpadas dentro deles;
  10. Manter a despensa ou armário de alimentos sempre limpa e acondicionar os grãos em potes bem fechados, de preferência herméticos;
  11. Alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças-de-grãos deverão ser descartados imediatamente;
  12. Em infestações muito severas, o uso de produtos inseticidas, aplicados por uma empresa profissional controladora de pragas, certamente será a opção mais viável de controle.

Aprenda a organizar e aumentar o espaço na sua residência, no curso Organização Doméstica. Faça menos e seja mais produtivo nas tarefas do dia dia em sua casa, com o curso Tarefas da Casa.


Referências:

Fotos: Instituto Biológico de São Paulo/ F.J. Zorzenon

http://www.biologico.sp.gov.br/artigos_ok.php?id_artigo=68

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=556

http://www.pragas.com.br/pragas/traca/traca_dos%20graos.php